Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Psicanálise – Objetivos tratamento psicanalítico: permanência e posição analista

Psicanálise – Objetivos tratamento psicanalítico: permanência e posição analista 

 

Objetivos tratamento psicanalítico – permanência e posição analista

Um dos objetivos do tratamento psicanalítico tocante à permanência e posição do analista na concepção de D.W.Winnicott diz respeito à capacidade do analista para manter-se vivobem desperto durante todo o processo de uma análise.

Dentro dessa perspectiva o autor destaca que a comunicação com o paciente deve se configurar a partir da posição em que a neurose (ou psicose) de transferência estiver em curso num dado processo analítico.

Espaço potencial – solidão essencial

Diante das vicissitudes transferenciais, a fim de privilegiar a interpretação ou o manejo, cabe ao analista transitar no espaço potencial que lhe é próprio ou, mais fundamentalmente, na experiência de si; no estado da solidão essencial em cujas raízes a capacidade para se manter vivo, bem e desperto.

Contato mais íntimo e ausência de contato

 Na psicologia do indivíduo há um aspecto importante do relacionamento sobre o qual podemos dizer que mesmo no contato mais íntimo possível, haverá uma ausência de contato; de modo que cada indivíduo manterá, essencialmente, um isolamento absoluto, permanentemente e para sempre.

Nesses termos, é na sustentação desse paradoxo (contato mais íntimo/ausência de contato) que a habilidade para transitar por meio das vias do manejo e/ou da interpretação possibilita a permanência e posição do analista em face da especificidade da transferência de cada processo analítico.

 

Eventos

 

WININICOTT, D. W. (1955). Formas Clínicas da Transferência.  In: Da Pediatria à Psicanálise. Rio de Janeiro, Imago

—————————– (1962) Os objetivos do tratamento psicanalítico. In: O Ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre, Artmed.

—————————– (1990) O ambiente. In: Natureza Humana. Rio de janeiro, Imago.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.