Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Da hipnose à associação livre parte 1-3 – Freud em pequenas doses – Vera Canhoni

Investigação mente inconsciente

Raras vezes se aprecia o fato de que a mais importante das realizações de Freud talvez tenha sido sua invenção do primeiro instrumento para o exame científico da mente humana.

Um dos principais atrativos do “Os estudos sobre a histeria” é que ele permite rastrear os principais passos do desenvolvimento desse instrumento.

O que ele nos relata não é simplesmente a história da superação de uma série de obstáculos; é a história da descoberta de uma série de obstáculos a serem superados.

A própria paciente de Breuer, Anna O., demonstrou e superou o primeiro desses obstáculos – a amnésia características dos pacientes histéricos.

Amnésia e inconsciente

Quando a existência dessa amnésia foi trazida à luz, seguiu-se de imediato, de que a mente manifesta do paciente não é a mente em sua totalidade, havendo por trás uma mente inconsciente.

Tornou-se assim patente, desde o início, que o problema não era meramente a investigação dos processos mentais conscientes, para a qual bastariam os métodos corriqueiros de indagação empregados na vida cotidiana.

Se havia também processos mentais inconscientes, era claramente necessário algum instrumento especial.

FREUD, S. Estudos sobre a Histeria In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume II (1900) Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

https://www.veracanhoni.com/da-hipnose-a-associacao-livre-parte-2-3–freud-em-pequenas-doses–vera-canhoni/

http://www.veracanhoni.com/evento/grupo-estudo-freud-processo-psicanalitico-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.