Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Crônica psicanálise – Sonhos – Vera Canhoni

 

Crônica psicanálise – Sonhos – Vera Canhoni

Terças e quartas rigorosamente às 17h, ele entrava no consultório e antes de se repousar sobre o divã arrumava cautelosamente as flores do vaso em minha mesa.

Com certa ironia, apontava àquelas que não exibiam mais o mesmo colorido.

Elas perderam seu porte e textura. Estão murchando…
– Não suporto as flores; lembram funerais e enterros.

Com ar de asco – tão marcante em seu modo de ser e de se comportar –  alinhava, meticulosamente, seus sapatos entre duas (invariavelmente) formas geométricas desenhadas no tapete e se deitava no divã.

Após os habituais suspiros e queixas contou, pela primeira vez, um sonho que lhe parecia crônico, incurável e angustiante.

– Estou fugindo de vozes que não me deixam em paz. Severas, raivosas e assustadoramente sufocantes elas aparecem materializadas em um leão ou lobo com dentes afiados e olhos majestosamente incisivos e paralisantes. Na tentativa de encontrar uma saída ou um caminho seguro, sou sempre tragado pela terra, numa espécie de lamaçal lúgubre e espesso.

Acordo sobressaltado, abro meus olhos e meu corpo está encharcado de suor. Não consigo mover minhas mãos, braços ou pernas…

Nesta última noite não consegui dormi mais…  fui à cozinha preparar um chá de rosas…e me enterrei no meu trabalho… nas minhas traduções; nos infinitos textos que me aborrecem cada vez mais; noite e dia…

– Um chá de rosas?! Para alguém que se diz avesso as flores… É um tanto curioso… não acha?

– Sim…Talvez elas me (des) enterrem!  Nossa! Acho que me traí!

– Tradução, traição…

Já em pé diante do divã perguntou:

– A propósito, aquelas flores que estão no vaso são as antirrhinum majus?

– Sim. Vulgarmente traduzidas como bocas de leão… 

–  Amanhã às cinco?

–  Amanhã às cinco.

 

 

http://www.veracanhoni.com/faca-psicoterapia-faca-a-diferenca-atendimentos-psicanaliticos-online-psicanalise-a-arte-de-dar-voz-ao-seu-inconsciente/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.