Mãe suficientemente boa – Winnicott em pequenas doses
Para Winnicott há mães que não possuem a tendência para prover cuidados suficientemente bons produzindo rapidamente em seus bebês uma sensação de insegurança e um chorar nervoso.
Preocupação materna primária
No entanto, geralmente as mães (ou as mães substitutas) estão aptas para ingressar no estado de preocupação materna primária e,
capazes de se identificar com o bebê, reconhecer exatamente aquilo de que ele necessita em suas primeiras experiências e vivências.
Holding – estágio dependência absoluta
O holding – incluindo especialmente o holding físico do lactente compreende, no estágio da dependência absoluta, uma maneira de sustentar, segurar e “assegurar” o amor ao bebê.
Além disso, também descreve o contexto no qual as comunicações mais importantes ocorrem quando as experiências do bebê se iniciam.
De certo modo, o holding (como um dos aspectos do cuidado materno) é o modo por meio da qual Winnicott enfatiza os cuidados que se tecem pelas vias menos verbais da comunicação..
vias que ao prescindirem dos sentidos estruturados como linguagem, organizam os gestos amorosos numa espécie de “cuidados sem palavras”.
Eventos