Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Psicanálise e inconsciente – Freud em pequenas doses

Psicanálise e inconsciente – Freud em pequenas doses

Psicanálise e inconsciente

O ego não é senhor nem mesmo em sua própria casa…

Um pouco mais de Sigmund Freud em pequenas doses

Ao enfatizar o inconsciente na vida mental, conjuramos a maior parte dos maus espíritos da critica contrário à psicanálise.

 

 

Não se surpreendam com isso, e não suponham que a resistência contra nós se baseia tão-somente na compreensível dificuldade que constitui o inconsciente ou na relativa inacessibilidade das experiências que proporcionam provas do mesmo.

 

 

A origem dessa resistência, segundo penso, situa-se em algo mais profundo.

 

No transcorrer dos séculos, o ingênuo amor próprio dos homens teve de submeter-se a dois grandes golpes desferidos pela ciência.

 

  • O primeiro foi quando souberam que a nossa Terra não era o centro do universo, mas o diminuto fragmento de um sistema cósmico de uma vastidão que mal se pode imaginar. 

 

  • O segundo golpe foi dado quando a investigação biológica destruiu o lugar supostamente privilegiado do homem na criação, e provou sua descendência do reino animal e sua inextirpável natureza animal. 

 

 

Mas a megalomania humana terá sofrido um terceiro golpe, o mais violento, a partir da pesquisa psicológica da época atual, que procura provar ao ego que ele não é senhor nem mesmo em sua própria casa, devendo, porém, contentar-se com escassas informações acerca do que acontece inconscientemente em sua mente.

 

 

Os psicanalistas não foram os primeiros e nem os únicos que fizeram essa invocação à introspecção; todavia, parece ser nosso destino conferir-lhe expressão mais vigorosa e apoiá-la com material empírico que é encontrado em todas as pessoas.

 

 

Em conseqüência, surge a revolta geral contra nossa ciência, o desrespeito a todas as considerações de civilidade acadêmica e a oposição se desvencilha de todas as barreiras da lógica imparcial.

 

 

E ademais, perturbamos a paz deste mundo também de outra forma conforme em breve os senhores ouvirão.

 

 

FREUD, S. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (parte III) In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume XVI. Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

 

http://www.veracanhoni.com/online-grupo-de-estudo-freud-e-o-processo-psicanalitico/

http://www.veracanhoni.com/novas-pontes-para-residentes-no-exterior-atendimentos-psicologicos-online-na-lingua-portuguesa-vera-canhoni/

http://www.veracanhoni.com/on-line-orientacao-tccs-monografias-dissertacoes-escrita-e-pesquisa-vera-canhoni/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.