Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Estado deprimido e modalidades variáveis: tempo para falar – Degustação Psicanalítica

Estado deprimido e modalidades variáveis: tempo para falar

Não somente cada estado deprimido dispõe de sua própria singularidade, mas as modalidades variáveis sob as quais a depressão se apresenta proíbem que se fixe um procedimento técnico de ordem sistemática.

Seria melhor dizer que a experiência clinica nos torna atentos, na maioria dos casos – para não dizer em todos os casos que a depressão se manifesta claramente -, para a importância decisiva da posição atribuída à duração das sessões e à sua regularidade.

Problemática do tempo – dimensão intersubjetiva

Essa importância deve-se a uma relação direta com a problemática do tempo em sua própria dimensão intersubjetiva.

Ferenczi já chamara atenção precisamente para essa característica do traumatismo, consistindo no ataque à vida psíquica naquilo que ela tem de vivo, ou seja, nessa capacidade de desdobramento e de transformação dos tempos implicados na fala que conta, que evoca, que deseja, que lamenta, etc.

A modulação tonal dos afetos sentidos – restituída pela transferência na análise – passa por uma fala que dispõe do tempo para falar.

Paciência receptiva que dá tempo – liberdade – ritmo de pensamento e expressão

E não é raro que os pacientes dêem mostras de ter sofrido brutalização por um dos genitores, ou por outro adulto, no momento em que queriam falar, explicar-se, colocar questões, expressar o que estavam vivendo ou que tinham vivido.

É por isso que Ferenczi recomendava que se oferecesse essa paciência receptiva que dá tempo.

Esse desdobramento da fala na duração permite que o paciente descubra o que não conhecia: o sentimento de ser escutado na liberdade de seu próprio ritmo de pensamento e expressão.

Pierre Fédida

Fédida, P. Dos benefícios da depressão elogio da psicoterapia: Pierre Fédida tradução de Martha Gambini. São Paulo Escuta, 2002

http://www.veracanhoni.com/faca-psicoterapia-faca-a-diferenca-atendimentos-psicanaliticos-online-psicanalise-a-arte-de-dar-voz-ao-seu-inconsciente/

http://www.veracanhoni.com/evento/grupo-estudo-freud-processo-psicanalitico-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.