Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica – parte 3/3 – Psicanálise – Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica – parte 3/3 – Psicanálise – Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica 

Linguagem analítico-poética 

Ao realçar essa particularidade analítico-poética que a linguagem é capaz de abarcar, é possível levar em consideração a concepção de D.W.Winnicott de que no centro de cada pessoa há um elemento não-comunicável como modo de preservar a saúde e a integridade psíquica.

Na experiência com o poema e, de forma análoga, na experiência psicanalítica, somos convidados às fronteiras das vias do comunicável e do incomunicável; a permanecer entre as facetas conscientes e inconscientes, entre os estados de ser e não/ser; nas bordas dos aspectos mais enigmáticos que se tecem pelos restos ou resíduos nem sempre traduzíveis.

Linguagem analítico-poética 

Fronteiras e espaços capazes de sustentar o lugar para a emergência de novas aberturas às experiências do self e, consequentemente, para novos e ainda desconhecidos aspectos criativos indispensáveis à constituição do si mesmo.

Nessa forma intermediária de comunicação, a linguagem analítico-poética oferece oportunidade para o estabelecimento e/ou sustentação do contínuo processo das experiências no campo do espaço psicanalítico.

Gesto original e encontro ao poético 

Assim, na liberdade para atravessar as vicissitudes dos aspectos comunicáveis e não comunicáveis, o analisando fruirá o encontro com seu próprio gesto original e o analista, a alegria do encontro ao poético do outro: silenciosa e secretamente.

para posts anteriores acesse:

http://www.veracanhoni.com/linguagem-poetica-e-experiencia-analitica-vera-canhoni/

DRUMMOND de ANDRADE, C. Obra completa, Rio de Janeiro: GB, Companhia José Aguilar, 1967.

WININICOTT, D. W. Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In: D.W.Winnicott. O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.

http://www.veracanhoni.com/evento/encontros-poesia-e-clinica-psicanalitica-a-escuta-poetica-do-analista/

http://www.veracanhoni.com/psicanalise-atendimentos-clinicos-para-adultos-e-adolescentes-vera-c/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.