Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica – parte 1/3 – Psicanálise – Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica – parte 1/3 – Psicanálise – Vera Canhoni

Linguagem poética e experiência analítica  

Encontrar na linguagem poética uma aliada à experiência analítica é, de certo modo, considerar algumas maneiras para a construção e sustentação de um espaço potencial no bojo de um processo psicanalítico.

Em sua forma transicional e intermediária a linguagem e/ou expressão poética pode ser contemplada como metáfora da experiência de análise.

Etimologicamente poiesis significa ação, confecção, ato de criar.

E, como tal, ao se fazer presente nas sinuosidades de um processo analítico, é capaz de apoiar a continuidade das experiências.

Experiência analítica – procura da poesia

Como alusão à delicada tarefa para escutar o outro no contexto e dimensão analítica, recorro a trechos do poema Procura da poesia que Drummond de Andrade  nos legou em A Rosa do Povo.

Fazer um breve paralelo entre a escuta analítica e a expressão poética traz um pouco da ideia de que talvez seja imprescindível, no reduto da experiência clínica, que cuidemos de nossos analisandos à maneira da procura da poesia.

Escuta analítica – gestos originais

No quotidiano do encontro com o outro, quando a escuta analítica se faz apoiada na ideia de penetrarmos surdamente no reino das palavras, não há necessidade de estabelecermos sentidos precipitados, fechados ou conclusivos.

Mas sim, testemunhar e compartilhar os seus silêncios, as mil faces de suas palavras em suas formas obscuras, mudas e frescas de ser, sem tentar – em vão e pretensamente – encontrar a chave.

Acolher no interior do processo analítico – secreta e silenciosamente; sem pressa e desespero as palavras ainda úmidas e impregnadas de sono, favorece e propicia um terreno às experiências de nossos analisandos em face aos gestos mais originais.

 

para continuar a leitura acesse:

http://www.veracanhoni.com/linguagem-poetica-e-experiencia-analitica-parte-2-3/

DRUMMOND de ANDRADE, C. Obra completa, Rio de Janeiro: GB, Companhia José Aguilar, 1967.

WININICOTT, D. W. Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In: O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 1983.

 

http://www.veracanhoni.com/evento/encontros-escrita-e-pesquisa-orientacao-tcc-monografia-dissertacao/

http://www.veracanhoni.com/evento/encontros-poesia-e-clinica-psicanalitica-a-escuta-poetica-do-analista/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.