Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Bordas do inconsciente: silêncio do analista – advento da fala – Vera Canhoni

Bordas do inconsciente: silêncio do analista – advento da fala – Vera Canhoni

Silêncio do analista

A instauração do silêncio pelo analista é a “base” que este dá a um questionamento que convida à fala e que solicita sua liberdade de dizer. O silêncio é a insistência da questão, que o paciente pressente como sua própria resistência a dizer.

E a tentativa oral da fala abre-se para a angústia, no sentido em que a angústia seria o vazio do qual esta fala se pressente quando ela não sabe o que vai dizer.

Silêncio espaço de abertura da palavra – advento da fala

É aqui que se pode falar de um salto no desconhecido: é nesse sentido que o silêncio do analista não é o comportamento de uma questão muda, mas sim um lugar de advento da própria fala, na qual sua habitual familiaridade para comunicar fica bruscamente desconcertada por encontrar-se literalmente em questão.

Assim, o silêncio que inaugura a abertura da palavra é um espaço – o espaço indicado como conveniente à fala para que ela venha a se escutar no que diz – e um tempo – tempo tanto da regressão tópica (sentido da associatividade) quanto da laboração (perlaboração e elaboração).

Fala humana – fala ambígua

E devemos acrescentar que a fala humana não é fala e humana senão pelo fato de ser fala ambígua. Esta condição, que a fala descobre simplesmente falando as palavras da língua comum, é também a condição do humor – rir de si, ou seja, do falso reconhecimento.

Como se pudéssemos pensar que a comunicação com os outros comporta a possibilidade da experiência de um oportuno desconhecimento! A língua é a comunidade humana: é isto que analista e analisando têm em comum!

Pierre Fédida

Fédida, P. Nome, figura e memória: a linguagem na situação psicanalítica. tradução de Martha Gambini e Claudia Berliner. São Paulo: Escuta, 1991

http://www.veracanhoni.com/faca-psicoterapia-faca-a-diferenca-atendimentos-psicanaliticos-online-psicanalise-a-arte-de-dar-voz-ao-seu-inconsciente/

http://www.veracanhoni.com/evento/grupo-leitura-freud-processo-clinico-vera-canhoni/

http://www.veracanhoni.com/evento/encontros-poesia-e-clinica-psicanalitica-a-escuta-poetica-do-analista/

http://www.veracanhoni.com/novas-pontes-para-residentes-no-exterior-atendimentos-psicologicos-online-na-lingua-portuguesa-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.