Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Luto e melancolia  parte 1/2 – Freud em pequenas doses

Luto e melancolia  parte 1/2 – Freud em pequenas doses

Luto – reação à perda e superação

O luto, de modo geral, é a reação à perda de um ente querido, à perda de alguma abstração que ocupou o lugar de um ente querido, como o país, a liberdade ou o ideal de alguém, e assim por diante.

Em algumas pessoas, as mesmas influências produzem melancolia em vez de luto; por conseguinte, suspeitamos de que essas pessoas possuem uma disposição patológica.

Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais nos ocorre considerá-lo como sendo uma condição patológica e submetê-lo a tratamento médico.

Confiamos em que seja superado após certo lapso de tempo, e julgamos inútil ou mesmo prejudicial qualquer interferência em relação a ele.

Melancolia – diminuição auto-estima, auto-recriminação e auto-acusações

Os traços distintos da melancolia são um desânimo profundamente penoso, a cessação de interesse pelo mundo externo, a perda da capacidade de amar, a inibição de toda e qualquer atividade e uma diminuição dos sentimentos de auto-estima a ponto de encontrar expressão em auto-recriminação, culminando numa expectativa delirante de punição.

Se no luto é o mundo que se torna pobre e vazio; na melancolia, é o próprio ego.

No quadro clínico da melancolia, a insatisfação com o ego constitui, por motivos de ordem moral, a característica mais marcante.

Melancolia – ambivalência nas relações amorosas

Se se ouvir pacientemente as muitas e variadas auto-acusações de um melancólico, não se poderá evitar, no fim, a impressão de que frequentemente as mais violentas delas dificilmente se aplicam ao próprio paciente, mas que, com ligeiras modificações, se ajustam a alguém que o paciente ama, amou ou deveria amar.

As auto-recriminações feitas a um objeto amado foram deslocadas desse objeto para o ego do próprio paciente.

http://www.veracanhoni.com/luto-e-melancolia-parte-2-2-freud-em-pequ/

FREUD, S. A Historia do Movimento Psicanalítico: artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume XIV. (1914-1916) Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

http://www.veracanhoni.com/evento/grupo-estudo-freud-processo-psicanalitico-vera-canhoni/

http://www.veracanhoni.com/psicanalise-atendimentos-clinicos-para-adultos-e-adolescentes-vera-c/

http://www.veracanhoni.com/novas-pontes-para-residentes-no-exterior-atendimentos-psicologicos-online-na-lingua-portuguesa-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.