Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Psicanálise – experiência analítica – consciente e inconsciente parte 3/3

Psicanálise – experiência analítica – consciente e inconsciente parte 3/3 

 

Não vê os rios que nunca enchem o mar? A vida de cada um também é assim: está sempre toda por viver.

Mia Couto

 

Experiência singular e transformadora

Todo encontro com o analista e com os efeitos do inconsciente que o espaço da análise e a escuta analítica são capazes de suscitar proporcionarão, em alguma medida, um encontro inusitado de surpresas.

Comunicar algo a um psicanalista – seja pelas vias da esfera consciente ou inconsciente se reveste de uma experiência singular e transformadora. É na possibilidade e oportunidade de ser escutado fora do senso comum que o analisando encontrará os elos para operacionalizar suas transformações psíquicas; transformações que se efetuarão na contramão das padronizações ou uniformizações.

Todos aqueles que são beneficiados com o dom da palavra do analista – e no espaço de análise a palavra se reveste de um caráter inigualável – se nutrem da oportunidade para resgatar em si mesmos a capacidade para inventar e (re) inventar-se.

Experiência psicanalítica e continuidade das experiências pessoais

Bem, se fosse possível resumir em palavras os efeitos da comunicação – mais particularmente relativos aos conteúdos inconscientes que ganham lugar destacado na experiência psicanalítica e na continuidade das experiências pessoais – valeria sublinhar que o sentido do encontro e da comunicação que a técnica psicanalítica é capaz de oferecer permite uma série de aberturas a infindáveis possibilidades diante daquilo que construímos e reconstruímos em face à vida que está sempre toda por viver e se encontra nesse múltiplo e rico universo da esfera psíquica que habita cada um de nós.

 

 

Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *