Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Psicanálise – experiência analítica – consciente e inconsciente parte 2/3 – Vera Canhoni

Psicanálise – experiência analítica – consciente e inconsciente parte 2/3 – Vera Canhoni

 

Não vê os rios que nunca enchem o mar? A vida de cada um também é assim: está sempre toda por viver.

Mia Couto

experiências transitórias e recriação da escuta analítica

A fim de não estancar ou obstruir a narrativa de seus analisandos com sentidos prévios e/ou precipitados, é preciso ser capaz de acolher algo que é da ordem do inconcluso e transitório das experiências que ocorrem dentro do espaço analítico.

Com o objetivo de fazer surgir novos e outros sentidos e significados na medida de seu próprio tempo e possibilidade, a continência do analista frente às manifestações psíquicas do analisando é um dispositivo fundamental.

Quando o analista é capaz de acolher, conter e transformar conteúdos mais rudimentares e latentes da narrativa de seu analisando ele não só mantém aberta – em um ritmo e fluxo contínuo – as possibilidades para as manifestações inconscientes como trabalha com os elementos indispensáveis ao próprio ato e ação de recriar sua própria escuta analítica na singularidade exigida de cada processo analítico.

experiência de análise – modo de reescrever uma narrativa

Oferecer um espaço para que a emergência dos conteúdos mais inconscientes e as experiências ainda incipientes encontrem sustentação proporciona àqueles que vivenciam a experiência de análise a oportunidade para refazer e reconduzir aspectos de sua própria historia.

Relativizando alegrias e sofrimentos, atribuindo novos significados e sentidos às suas vivências e desejos ou às mais costumeiras de suas ações, todos aqueles que experimentam a análise estarão capacitados para apreciar e considerar por meio da rica dinâmica entre as esferas consciente e inconsciente as possibilidades para reescrever sua narrativa.

Sustentadas por meio de uma série de processos que se efetivam em movimentos contraditórios e opostos de construção e desconstrução, continuidade e descontinuidade, de rupturas e ligações, a experiência da análise – ao levar em conta os aspectos inconscientes – se configura de maneira única, jamais passível de ser replicável.

http://www.veracanhoni.com/psicanalise-experiencia-analitica-consciente-inconsciente-parte-3-3/

http://www.veracanhoni.com/psicanalise-experiencia-analitica-consciente-inconsciente-parte-1-3/

http://www.veracanhoni.com/psicanalise-atendimentos-clinicos-para-adultos-e-adolescentes-vera-c/

http://www.veracanhoni.com/evento/grupo-estudo-freud-processo-psicanalitico-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.