Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Manifestações e conteúdos inconscientes na experiência psicanalítica -Degustação Psicanalítica

Manifestações e conteúdos inconscientes na experiência psicanalítica – Degustação Psicanalítica

Manifestações Inconscientes – conteúdo sonhos – atos falhos

Com toda certeza, no quotidiano das suas experiências você já foi surpreendido por diversas formas de manifestação do inconsciente: conteúdo dos sonhos, atos falhos, esquecimento e troca de nomes ou palavras, bem como assumiu ou provocou atitudes constrangedoras sem que pudesse compreender o sentido oculto por trás delas.

Conteúdos e ideias inconscientes – consciência

Grande parte dos comportamentos, atitudes e escolhas está atravessada por conteúdos e ideias inconscientes que escapam e tendem a permanecer fora do âmbito da consciência.

Como a consciência apenas inclui um pequeno conteúdo daquilo que opera em estado latente, ou seja, é apenas a ponta do iceberg daquilo que está psiquicamente inconsciente, uma série de atos psíquicos podem ser explicados pela suposição de atos ou conteúdos psíquicos dos quais a consciência não apresenta evidências ou provas.

Adquirir consciência de que os conteúdos inconscientes também organizam e governam nossas vivências e experiências é um passo essencial para empreendermos novos caminhos, realizarmos escolhas novas e nos apropriarmos de habilidades ou capacidades ainda desconhecidas e em estado oculto e latente.

Consciente e inconsciente na experiência psicanalítica

A experiência psicanalítica oferece as ferramentas necessárias para que os conteúdos inconscientes sejam traduzidos e trazidos à luz, ou seja, encontrem um novo lugar no âmbito da compreensão e consciência.

Minimizando sofrimentos e angústias, bem como agregando valores novos e enriquecendo as relações com os outros e consigo mesmo a experiência psicanalítica possibilita que cada um reconheça suas ideias e seus processos mentais inconscientes como forma de superação às resistências de acesso ao mundo interno e psíquico que se organiza muito além do consciente.

 

https://www.veracanhoni.com/eventos/

 

FREUD, S. A Historia do Movimento Psicanalítico: artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume XIV. (1914-1916) Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.