Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Método de interpretação dos sonhos – Sigmund Freud em pequenas doses

Método de interpretação dos sonhos

Segundo Sigmund Freud, o método de interpretação dos sonhos não expressa propriamente a ideia de uma “interpretação” (fechada, final ou única) dos sonhos, mas a de uma busca de sentido, evidentemente entendidos por Freud como dotados de sentido para cada sujeito ao sonhar.

Para Freud, os sonhos são passíveis de ser interpretados, pois “interpretar” um sonho implica atribuir a ele um “sentido”- isto é, substituí-lo por algo que se ajuste à cadeia de nossos atos mentais como um elo dotado de validade e importância iguais ao restante.

Oposição à opinião leiga

A opinião leiga assume uma atitude diferente e se comporta de forma incoerente; embora admitindo que os sonhos são ininteligíveis e absurdos, não consegue convencer-se a declarar que eles não têm importância alguma.

Métodos (populares e leigos) de interpretação dos sonhos 

Primeiro método (interpretação simbólica) – considera o conteúdo do sonho como um todo e procura substituí-lo por outro conteúdo que seja inteligível ou análogo ao original.

Segundo método popular de interpretação dos sonhos poderia ser descrito como o método da decifração, pois trata os sonhos como uma espécie de criptografia: cada signo pode ser traduzido por outro signo de significado conhecido, de acordo com o código fixo.

Método freudiano de interpretação dos sonhos

 Ao assumirem o compromisso de comunicar todas as ideias ou pensamentos que lhe ocorressem, meus pacientes me ensinaram que o sonho pode ser inserido na cadeia psíquica a ser retrospectivamente rastreada na memória a partir de uma ideia patológica.

Tratar o próprio sonho como um sintoma e aplicar aos sonhos o método de interpretação que fora elaborado para os sintomas aponta para um procedimento singular e diferenciado, em cujos estudos, investigação e dedicação Freud não poupou esforços.

Sigmund Freud

 

FREUD, S. A interpretação dos sonhos (parte I) In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume IV. (1900) Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

 

 

http://www.veracanhoni.com/novas-pontes-para-residentes-no-exterior-atendimentos-psicologicos-online-na-lingua-portuguesa-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.