Psicanálise: A confiança no ambiente e contexto analítico – parte 3/5 – Vera Canhoni
Só há um modo de escapar de um lugar: é sairmos de nós.
Só há um modo de sairmos de nós: é amarmos alguém.
Mia Couto
Cuidados e confiança: novos arranjos
Repercutindo em novos (re) arranjos; significando e (re) significando os encontros e a comunicação novas vias e desdobramentos se desenham e se estabelecem como resultados dos encontros que deixaram bons e férteis frutos.
Em raras ocasiões, no entanto, o privilégio de saber dos “destinos” desses bons e férteis frutos bate à nossa porta e nos invade de comoção e alegria.
Após um longo tempo, para minha grata e feliz surpresa, recebi uma carta de Estela. Qualificando nossos encontros com um adjetivo bastante singular -“encontros quentes” -, Estela agradeceu a oportunidade e possibilidade para (re) conectar-se consigo mesma por meio dos cuidados e da confiança restaurada na análise.
Laços do cuidado: confiança e capacidade para cuidar
Movida por uma profunda gratidão contou que havia recuperado seus sonhos, sua alegria e a força necessária para cuidar de seu povo tão carente de necessidades e cuidados. Reconduzida aos laços com a Mãe Terra; andando descalça pelas estradas de terra batida descreveu a alegria de viver e a oportunidade de (re) escrever a sua historia.
Fiquei emocionada ao receber palavras temperadas de tanta afetividade e sinceridade, muito especialmente pelo fato de que Estela havia restaurado sua força, confiança e capacidade para cuidar de si e, generosamente, dos seus de sua terra.
Ainda assim, nutrida com as experiências da análise, não poupou (re) velar que havíamos construído – nas fronteiras desse estrangeiro/familiar de “nossas cidades natais” – uma espécie de espaço ou morada capaz de abrigar a confiança indispensável para “sairmos de nós e amarmos alguém”.
http://www.veracanhoni.com/psicanalise-confianca-ambiente-contexto-analitico-nucleo-restaurador-4-5/
Referências Bibliográficas:
COUTO, M. A Confissão da Leoa, Companhia da Letras, 2012
ROSA, G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
WININICOTT, D. W. Comunicação e falta de comunicação levando ao estudo de certos opostos. In: D.W.Winnicott. O Ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Trad. Irineo Constantino Schuch Ortiz. Porto Alegre: Artmed, 1983.