Pular para o conteúdo

Vera Canhoni

Inconsciente – elemento psíquico reprimido – Freud em pequenas doses

Inconsciente – elemento psíquico reprimido –  Freud em pequenas doses

Inconsciente – aspecto do elemento psíquico

O atributo de ser inconsciente é apenas um dos aspectos do elemento psíquico, de modo algum, bastando para caracterizá-lo. Há atos psíquicos de valor muito variável que, no entanto, concordam em possuir a característica de ser inconsciente.

Atos psíquicos latentes e reprimidos

O inconsciente abrange, por um lado, atos que são meramente latentes, temporariamente inconscientes, mas que em nenhum outro aspecto diferem dos atos conscientes, e por outro lado abrange processos tais como os reprimidos, que, caso se tornassem conscientes, estariam propensos a sobressair num contraste mais grosseiro com o restante dos processos conscientes.

Processo repressão

Aprendemos com a psicanálise que a essência do processo de repressão não está em pôr fim, em destruir a ideia que representa um instinto, mas em evitar que se torne consciente. Quando isso acontece, dizemos que a ideia se encontra num estado inconsciente, e podemos apresentar boas provas para mostrar que, inclusive quando inconsciente, ela pode produzir efeitos, incluindo até mesmo alguns que finalmente atingem a consciência.

O reprimido não abrange tudo que é inconsciente

Tudo o que é reprimido deve permanecer inconsciente; mas, logo de início, declaremos que o reprimido não abrange tudo que é inconsciente. O alcance do inconsciente é mais amplo: o reprimido não é apenas uma parte do inconsciente.

Trabalho psicanalítico – transformação e tradução inconsciente/consciente

Como devemos chegar a um conhecimento do inconsciente? Certamente só o conhecemos como algo consciente, depois que sofreu transformação ou tradução para algo consciente. A cada dia, o trabalho psicanalítico nos mostra que esse tipo de tradução é possível.

Superação resistências

A fim de que isso aconteça, a pessoa sob análise deve superar certas resistênciasresistências como aquelas que, anteriormente, transformaram o material em questão em algo reprimido rejeitando-o do consciente.

 

FREUD, S. A Historia do Movimento Psicanalítico: artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos In: Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira, Volume XIV. (1914-1916) Trad. Sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro, Imago, 1994.

 

https://www.veracanhoni.com/eventos/

http://www.veracanhoni.com/novas-pontes-para-residentes-no-exterior-atendimentos-psicologicos-online-na-lingua-portuguesa-vera-canhoni/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.